Para que o trabalho remoto ou híbrido seja satisfatório, uma comunicação clara e assertiva é indispensável! Depender apenas de chamadas de vídeo, áudios de whatsapp e ligações pode ser um tiro no pé. Para tanto, incentivamos a velha e boa comunicação por escrito.
Documentos textuais são indicados por serem fáceis de consultar e por serem um registro duradouro, as informações não ficam perdidas no ar. Assim, não existe o risco de mal entendido sobre demandas e solicitações que podem ser facilmente esquecidas através de telefonemas e chamadas de vídeo ou perdidas entre áudios.
Quando trabalhamos com a escrita, também temos uma espécie de laudo sobre a rotina da empresa e suas atividades. Lá na frente pode ser útil para alguma eventual consulta ou balanço.
Além de tudo isso, o formato remoto se trata de um trabalho assíncrono, onde as pessoas não necessariamente trabalham no mesmo momento. Desta forma, um áudio pode passar batido, como uma ligação pode não ser atendida, já que a ideia não é estar 100% à disposição.
Com texto é diferente, ele não precisa ser lido logo que chega até você, o que torna tudo mais agradável e fácil! Então, incentivem a comunicação por escrito que todo mundo sai ganhando!